Entidades é um espaço que contempla a divulgação de instituições e órgãos ligados à área cultural, para lhes compreender a função, razão de existência e sua utilidade para os seus destinatários (artistas e criadores).

O que é a APROCIMA (porque foi criada)?

APROCIMA é a Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual. Foi criada a 16 de Agosto de 2014, com a finalidade de defender os interesses dos profissionais da classe, sendo o primeiro parceiro privado do Executivo Angolano para toda e qualquer questão relacionada com a implementação da política de incentivo e promoção do Cinema Angolano.

O que a APROCIMA desenvolve na prática?

A APROCIMA desenvolve actividades que visem a promoção do cinema e audiovisual angolano, capazes de garantirem a Paz, Harmonia e o Desenvolvimento Social, defendendo culturas locais, regionais e nacional. Resume-se em iniciativas de fomento à cadeia da actividade cinematográfica, tais como formação; produção; distribuição; exibição; crítica e arquivo.

Quem pode fazer parte da APROCIMA?

Podem fazer parte da APROCIMA todos os profissionais de Cinema, Televisão, Rádio, Escritores, Técnicos e Artistas de Teatro (actores, actrizes, dramaturgos, técnicos, etc), Estudantes de Cinema e de Comunicação Social, Jornalistas, Críticos de Artes e de Cinema e Cinéfilos.

Como fazer para se registar como membro da APROCIMA?

A pessoa interessada preenche uma ficha de inscrição, anexa duas fotos tipo passe, fotocópia do BI, e fotocópia de Certificados ou Diplomas de Habilitações Académicas ou Habilitações Profissionais e valor de 10 mil Kwanzas (jóia de inscrição). Poderá apresentar, ainda, cópias em DVD de filmes de sua autoria ou em que tenha participado. Posteriormente, deverá pagar a quota mensal de mil Kwanzas.

Como a APROCIMA trabalha com os membros?

A APROCIMA informa aos seus membros e ao público interessado sobre as suas actividades, convoca reuniões para acertos de actividades ou para se dar a conhecer determinadas situações da associação.

Que tipos de actividades têm realizado?

A APROCIMA realiza com frequência as seguintes actividades:

 Cine Clube Mensal, denominado “Cinema@Debate”, na União dos Escritores Angolanos, em que há projecção de um filme seguido de debate com o realizador ou actores e técnicos envolvidos no filme. Geralmente tem sido na última quinta-feira do mês.

Cursos Intensivos de Cinema e Oficinas.

Intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras, públicas e privadas

Divulgação dos filmes angolanos no país e no exterior.

Comemoração de efemérides internacionais e nacionais.

Quando e onde funciona a APROCIMA?

Provisoriamente, a APROCIMA funciona na União dos Escritores Angolanos (UEA), num dos quiosques do pátio.

 Contactos:

+244 937 03 52 51 | +244 998 33 01 90 | +244 923 27 94 90

Email: maltadocinema.angolana1975@gmail.com

Facebook: Aprocima Malta DoCinema