José Inácio é hoje um rosto habitual em campanhas publicitárias e telenovelas. Tem passagens na campanha cívico-social Inquérito De Indicadores Múltiplos e de Saúde do INE, na telenovela Jikulumesso e, com o surgimento da Xikila Money no mercado financeiro angolano, passou também a ser o principal rosto da campanha publicitária e, consequentemente, uma figura em destaque onde quer que esteja.

A incursão de José Inácio no mundo dos palcos começa em 2004 ao receber um convite de um amigo de infância, António Campos, para fazer parte do Grupo Teatral Família Unida. De lá para cá tem participado de diversos projectos e peças de vários grupos teatrais que de todo modo têm contribuído para solidificar a sua carreira enquanto actor, bebendo das experiências de outros actores, grupos e encenadores. Tal diversificação, como afirma, acabou por fortalecê-lo, pois lidou com grupos de teatro com peças com mais pendor na improvisação e outros com peças com mais pendor na interpretação.

O teatro contribuiu significativamente na formação do homem que sou hoje. Ajudou-me a saber enfrentar e lidar com o público, a ser mais social, maduro e a saber aproveitar as oportunidades que a vida me proporciona

Por isso acredita que é possível moldar novos comportamentos por meio de acções sociais a partir das artes. “A partir do teatro e do cinema, desenvolvemos vários exemplos com hábitos e costumes do nosso quotidiano, de uma forma analítica e objectiva, de modos a ajustar um comportamento adequado para a sociedade”, declara.
Os passos de José Inácio no cinema foram dados, também, através de um amigo e colega de arte, Emílio Lukombo, que o convidou para fazer parte de um ambicioso projecto. Não hesitou, afinal, era a oportunidade para implementar, no cinema, a experiência que adquiriu no teatro.

A partir do teatro e do cinema, desenvolvemos vários exemplos com hábitos e costumes do nosso quotidiano, de uma forma analítica e objectiva, de modos a ajustar um comportamento adequado para a sociedade

Além do teatro e do cinema, o actor expressa a sua versatilidade em outros projectos como o programa para TV Nganjetados, uma série humorística, do Grupo NAI-Teatro, que homenageia uma figura emblemática no mundo da comédia e do humor em Angola, o falecido Beto Gourgel. Além deste projecto há o Super Pakata que se trata de uma instituição de carácter privado com fins lucrativos. Tem um Canal no YouTube intitulado “Super Pakata”, com filmes cómicos de curta-metragem (com a duração mínima de 3 a 5 minutos por cada episódio), e uma Página no Facebook e instagram. Pretende fiar-se no mercado nacional e internacional para prestação de serviço no ramo cultural com qualidade, eficiência e eficácia, de modo a posicionar-se entre os líderes do mercado. Os episódios do canal são gravados em locais confiados e em asta pública, e protagonizado por actores com experiências na matéria, bem como integram personagens comuns. O José Inácio é um dos actores Protagonistas de mais de 10 filmes do mesmo Canal.

José Inácio tem dado passos significativos na sua carreira. E imagina-se em dez anos a ser filmado em grandes produtoras de TV como a SIC, Globo, Record, ou a cruzar as fitas de Nellwood e Hollywood.