Recusei-me dos tais actos e fui promovido.

Dançavam as cadeiras no quintal da República de Nafóia. Estava eu, Uteke Ulume e Kutema. Todos amigos aparentemente e solteiros de nascença.

A rabugentice incendiou o encanto da República. Pensava-se em partir da terra que nos viu mendigo. O povo de Lukamba esteve sempre nos comícios a troco de bolacha e lambula. Destaca-se, então, o papel fulminante deste povo: aplaudia tudo e todos do par tido como Comeu-Basou.

Às 6 da tarde, numa noite clara como essa, explica-se PM a orar, Uteke Ulume pôs-se a gritar:

– Socooorro! Fui pego. Era uma aranha gigantesca.

Não suportou as teias da sua loucura na face da terra, pois era vista e sentida. O desgraçado sucumbiu. Contrário do inferno de Kaxito, a terra era leve para ele. Os pássaros cantavam papagaio é loiro.

E mais! Eu vi de longe o Gafanhoto paquerar a Barata. Isso não é normal, juro! Alguém me belisca só. Tratava-se de um puro romance entre Barata e Gafanhoto.

Gafanhoto: oi, alteza!

Barata: oi, babá.

Gafanhoto: dou-te a República de Nafóia, se fores minha dama e far-te-ei alteza do povo de Lukamba.

Barata: aceitaria, mas… Não posso! Tenho uma terra verde à minha espera e tenciono cultivá-la até aparecer os diamantes que o meu Pai prometera.
Gafanhoto: dou-te os diamantes e colocaremos fogo ao campo verde e fumaremos depois a erva toda.

Barata: vou pensar.

Apareceu-me no sonho um homem de tudo branco, mas negro de pele e disse-me:
– Vinde a mim todos vós povo que negastes ser cidadãos.

Seu bruxo duma figa! Se te mandaram diz que não me encontraste, ya. Estás marrado! Despertei.

Fui depressa contar aos amigos o sucedido. O Kutema disse-me que devia consultar o tio Zé. Não fui. Voltei a dormir e o que me aconteceu?! Não é para menos, pois onde passei a galinha não pula.

Sonhei que o chefe-maior da República nos chamou de povo e nós, os três amigos, não concordámos. Aliás, os dois concordaram. Povo de lodo, só pode! Eu disse ao Presidente que sou cidadão e não povo. Recusei-me do título e fui promovido a Mini Xtru.