Muitos são os artistas que, depois do longo percurso de criação, vêm-se estagnados, sem saber que rumos tomar a seguir. Ao escritor, pesa-lhe saber do registo da obra (alguns contando ser tarefa exclusiva da editora). O mesmo dá-se com o artista plástico ou com o músico que pode ter alguma composição sua usada por outrem.

Prentende-se, nesse espaço, apresentar as instituições ou órgãos ligados à área cultural, de modos a apoiar na compreensão das suas funções, razão de existência e utilidade para os seus destinatários (artistas e criadores).

Nessa edição, vamos abordar de forma simples e concisa sobre a SADIA – Sociedade Angolana do Direito do Autor.

O que é a SADIA?

Como descreve a própria sigla, Sociedade Angolana do Direito do Autor, é uma instituição de natureza cultural que trabalha na protecção dos direitos do autor angolano.

O que a SADIA desenvolve na prática?

Como toda a instituição que vela pelos direitos do autor, a SADIA trata do Registo e proteção de obras artísticas, regulariza o uso de obras tuteladas junto de entidades que divulgam as criações, pagamento dos direitos do autor, combate contra a pirataria e demais serviços.

Quem pode se inscrever na SADIA?

Pode inscrever-se na SADIA músicos, compositores, interpretes, fotógrafos, escritores, jornalistas, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas e qualquer criador que queira ter os seus trabalhos protegidos.

Como fazer para registar uma obra na SADIA?

O acto de registo na SADIA é um processo simples. Há um formulário de inscrição que deve ser preenchido com informações pessoais e da obra. O mesmo deve ser acompanhado de uma fotocopia do bilhete de identidade, duas fotografias tipo passe, cópia do cartão de contribuinte, dois mil kwanzas e um exemplar de cada obra a apresentar.

Como a SADIA trabalha com os autores (membros)?

Depois de registada as obras, é atribuído um certificado ao autor e um cartão de membro, que comprovam a propriedade das obras. Aos músicos fica só um cartão de membro.

Como está constituída a SADIA?

A SADIA é composta por uma Assembleia Geral que se reúne ordinariamente de três em três anos, um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal.

Quando e onde funciona a SADIA?

A SADIA funciona de segunda a sexta feira, das 08:30 até 15:30. Localizado no Bairro Vila Alice, Rua Fernando Pessoa, em frente ao Colégio Bem Dizer