(Uni)versos Dispersos

Sobre a obra:

A ser fiel ao cabeçalho deste texto, pretendemos apresentar um destes vários e-books. Este em particular é uma colectânea poética – (UNI)VERSOS DISPERSOS. Este nasce da necessidade de a revista P&A ser mais abrangente nas suas publicações de textos artísticos no site, visto que este género não era tido nem achado entre os demais géneros literários quando se visitasse o site ou lesse a revista. E a razão é muito simples: recebia-se pouquíssimos textos poéticos dos colaboradores. Porém, isso mudou há dois meses com publicações quase regulares no site, aos domingos, predominantemente.

Com isso, também queremos dizer que um pouco mais de 70% dos textos desta colectânea já foram publicados no site da revista, sendo pouco menos de 30% inéditos. Entre os vários autores participantes da colectânea, dois deles entram com totalidade inédita dos seus textos, no caso da Hondina Rodrigues e Bona Ska. Os demais participam com os mesmos publicados no site, havendo, entre estes, dois que, além dos poemas já publicados no site, têm um texto inédito de cada, falamos de Luís Kapemba e Jorge Pedro.

Cada autor forma um pequeno poemário, com direito a título, formando a que chamamos de caderno poético. Cada caderno poético é constituído por três textos no mínimo ou cinco, no máximo. Neste caso, a nossa colectânea é composta por dez poetas e, consequentemente, dez cadernos: AINDA RAÍZES (quatro poemas) de Job Sipitali; AMOR E UMA PITADA DE EROSTISMO DANÇANTE (três) de Emanuel Sebastião; MAL DITO CÁLICE (quatro) de Hondina Rodrigues; O ABSURDO (três) de Aldair Gomes; O VAZIO (três) de Lúcia de Almeida; PA FRENTE, PRA LAVRA (quatro) de Bona Ska; PESO DA ESTAGNAÇÃO (cinco) de Luís Kapemba; SÓ LETRA SÃO DO PRAZER (três) de Telema; SUSPIROS INCOERENTES & MADRUGADA (quatro) de Adriana Borboleta; e VÁCUO DO LIMITE (cinco) de Jorge Pedro.

É importante fazer referência também que, com excepção de Job Sipitali, todos os outros participantes são ou iniciantes, tendo em conta o tempo de prática, ou com alguma experiência, porém tanto aqueles quanto estes, sem livros publicados. Portanto, isso, em geral, enquadra-se dentro do nosso primário objectivo, que é divulgar talentos que, muitas vezes, não são tidos nem achados. O e-book, por isso, acabará por ser uma montra a céu aberto do mundo literário, desafiando editoras de conceituadas, ou em implementação a editar estes talentos.

Género: Poesia | Colectânea poética

Autor: Diversos

Adriana Borboleta | Aldair Gomes | Bona Ska | Emanuel Sebastião | Hondina Rodrigues | Job Sipitali | Jorge Pedro | Lúcia de Almeida | Luís Kapemba | Telema